Diotima, a 'professora do amor'site apostas netSócrates e outras 3 filósofas gregas que talvez você não conheça:site apostas net

Bustosite apostas netDiotima na Universidade da Austrália Ocidental.

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Legenda da foto, Bustosite apostas netDiotima na Universidade da Austrália Ocidental

Ele é um meio para o "fim superior"site apostas netapreciar a ideia abstrata da beleza, segundo Warburton.

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Diotima acreditava que "para aprender sobre a beleza, é preciso reconhecer,site apostas netprimeiro lugar, a beleza física do amante desejado". E, se você for racional, irá também admirar a beleza físicasite apostas netoutras pessoas.

Subimos então ao degrau seguinte, para "observar a beleza que fica além das aparências, a beleza da sabedoria e do conhecimento, a belezasite apostas netmentes belas, mesmo aquelas que residemsite apostas netcorpos que não são particularmente bonitos".

O último degrau é conseguir "reconhecer a forma da própria beleza, a noção abstrata, pura, geral da beleza". Nela, também estão presentes as "qualidades morais da bondade".

Desta forma, Diotima acreditava que, se você ficar encantado com o físicosite apostas netuma pessoa, você estará subindo o primeiro degrausite apostas netuma escada que pode levar você "a apreciar,site apostas netforma mais intelectual, a beleza universal".

Diotima é uma dentre quatro figuras femininassite apostas netdestaque na filosofia grega que merecem ser apresentadas.

Diotima e o amor

Mariana Gardella é doutorasite apostas netfilosofia e professora da Universidadesite apostas netBuenos Aires, na Argentina. Ela é a autora do livro Las Griegas: Poetas, Oradoras y Filósofas ("As gregas: poetas, oradoras e filósofas",site apostas nettradução livre).

"É verdade que existem poucas evidências sobre as filósofas gregas, mas isso não costuma ser impeditivo quando estudamos certos filósofos gregos sobre os quais também não temos muitas informações", explicou ela à BBC News Mundo, o serviçosite apostas netespanhol da BBC.

'Sócrates e Diotima', do pintor neoclássico francês Jacques-Louis David (1748-1825).

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Legenda da foto, 'Sócrates e Diotima', do pintor neoclássico francês Jacques-Louis David (1748-1825)
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Para ela, "sempre se lança um mantosite apostas netdúvida sobre as filósofas que, às vezes, acaba sendo um pouco excessivo – e os estudiosos observam os testemunhos com profundo ceticismo".

Seu livro abordou o tema do pontosite apostas netvista contrário: acreditar um pouco mais nos poucos testemunhos e fontes existentes. Mas ela adverte que Diotima é uma figura complicada: "existem muitas dúvidas se ela realmente existiu".

A obrasite apostas netPlatão na qual Sócrates apresentou os ensinamentossite apostas netDiotima é O Banquete. O textosite apostas netque ela aparece como personagem é dedicado ao eros, ao amor.

"E, na vezsite apostas netSócrates falar sobre o amor, ele diz que irá mencionar o discurso que ouviusite apostas netDiotima, que é especialistasite apostas netassuntos eróticos", prossegue a professora.

"Sócrates também afirma que ela é sacerdotisa da cidadesite apostas netMantineia e, alémsite apostas netconhecer os assuntos do desejo e ter sidosite apostas netprofessora, ela ofereceu sacrifícios aos deuses para retardar a chegadasite apostas netuma peste."

De fato, na obrasite apostas netPlatão, Sócrates afirma: "Tudo o que sei sobre o amor, devo a ela."

Em um trecho do diálogo entre ambos, Diotima faz uma pergunta sobre o amor e Sócrates responde que, se ele soubesse a resposta, "não admirariasite apostas netsabedoria, nem procuraria você para aprender essas verdades".

Foto ilustrativasite apostas netescada

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Legenda da foto, Na Escadasite apostas netDiotima, a luxúria está no primeiro degrau e a moralidade e a virtude estão acima

Mas voltemos às dúvidas. Martini Fisher é historiadora e escritora australiana, autora do artigo Diotima and the Philosophy of Love ("Diotima e a filosofia do amor",site apostas nettradução livre).

No artigo, ela defende que os eruditos da Alta Idade Média e da Antiguidade nunca questionaram a existênciasite apostas netDiotima, que teria vivido no século 5 a.C.

"Os primeiros textos sobre Diotima também demonstram que ela era respeitada por suas habilidades esite apostas netposição na sociedade", explica Fisher. "Por exemplo, a comédia O Eunuco,site apostas netLuciano, escrita no século 2 d.C., começa mencionando Diotima, Targélia e Aspásia, como provasite apostas netque houve mulheres filósofas."

Em um livro emblemático sobre o tema, Historia Mulierium Philosopharum ("A história das mulheres filósofas",site apostas nettradução livre),site apostas net1690, Giles Ménage também não colocasite apostas netdúvida a existênciasite apostas netDiotima.

Mas pesquisadores posteriores, como o filósofo americano Allan Bloom (1930-1992), acreditam que Diotima não tenha existido. Chegou-se a cogitar a possibilidadesite apostas netque ela fosse o reflexosite apostas netoutras mulheres da época.

Foto do bustosite apostas netDiotima

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Legenda da foto, Na base do bustosite apostas netDiotima, podem ser lidas frases atribuídas a elas no diálogo com Sócrates

A filósofa Zoi Aliozi, mencionada pelo escritor britânico Will Buckingham, afirma que, seja ela "fictícia ou não,site apostas netvez teve poderosa influência nos argumentossite apostas netSócrates e, portanto, na história da filosofia como a conhecemos".

Por outro lado, o Museu do Brooklyn, nos Estados Unidos, destaca,site apostas netum breve texto sobre Diotima, que "em O Banquete, praticamente se atribui a ela a invenção do método socráticosite apostas netperguntas e respostas".

"Contrariando os argumentossite apostas netque Diotima seria uma criação literária que serviusite apostas netporta-voz a Platão, acadêmicas feministas observaram, nas suas palavras, uma visão 'feminina'site apostas netuma ética do cuidado que a diferencia dos seus contemporâneos masculinos", conclui o texto do museu.

Mas, para Gardella, o importante é "dar a ela o devido valor".

"Não se sabe ao certo se as coisas foram assim, mas este não pode ser um impedimento para que se faça um esforçosite apostas netcontar uma nova versão da história da filosofia, diferente da canônica, incluindo as vozes dessas mulheres, reais esite apostas nethistoricidade duvidosa, que nos permitem entender como elas eram observadas e representadas."

Temistocleia, professorasite apostas netPitágoras

No século 6 a.C., surgiu uma figura que temos certezasite apostas netque existiu.

O importante historiador grego Diógenes Laércio (180-240) nos conta sobre Temistocleia, embora o filósofo Porfírio (c. 234 - 304/309), no livro A Vidasite apostas netPitágoras, refira-se a ela como Aristocleia.

Seja qual for o seu nome, o fato é que os dois escritores destacam que ela foi professorasite apostas netPitágoras (571/570 a.C. - 500/490 a.C.) e ensinou a ele as doutrinas éticas.

Pitágoras desenha seu famoso teorema na areia,site apostas netgravurasite apostas net1833.

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Legenda da foto, Pitágoras desenha seu famoso teorema na areia,site apostas netgravurasite apostas net1833

Acredita-se que ela tenha sido sacerdotisa, ligada ao culto do deus Apolo.

"A biografiasite apostas netPitágoras é enriquecida pela presençasite apostas netmuitas filósofas", explica Gardella. "Temistocleia ésite apostas netprofessora, Teano ésite apostas netesposa ou discípula e ele tem três filhas filósofas: Myia, Damo e Arignote."

De fato, Pitágoras foi o primeiro filósofo a aceitar mulheres discípulas. Ele chegou a ser chamadosite apostas netfeminista.

Há quem acredite que a influênciasite apostas netTemistocleia sobre Pitágoras tenha sido um dos motivos que levaram o matemático a permitir professoras nasite apostas netescola.

"As mulheres não são incorporadas aos grupos pitagóricos como esposas, mas como filósofas", segundo Gardella. "Elas aprendem as doutrinassite apostas netPitágoras e as ensinam, elas transmitem esse conhecimento. Este é o caso típicosite apostas netTemistocleia."

Hipárquia, a cínica

A jovem Hipárquia (c. 350 a.C. - c. 280 a.C.) pertencia a uma família aristocrática. Ela tinha muitos pretendentes ricos, nobres e belos, mas recusou a todos.

Ela havia se apaixonado perdidamente por um homem mais velho, o filósofo Cratessite apostas netTebas (c.365 a.C. - c.285 a.C.). E disse aos seus pais que, se não a deixassem se casar com ele, ela colocaria fim à própria vida.

"Seus pais pedem a Crates que a convença a não se casar com ele", conta a pesquisadora.

Ele tentou atender ao pedidosite apostas netdiversas formas, até que, um dia, "ele tira a roupasite apostas netfrente a ela e diz: 'este é o noivo e estes são meus bens. Se você quiser viver comigo, precisa viver como eu vivo.'"

Era o século 4 a.C. e Crates era cínico, discípulosite apostas netDiógenessite apostas netSinope (412 a.C. - 323 a.C.), também conhecido como Diógenes, o Cínico – ou "o Cão". E Hipárquia renunciou a todas as suas riquezas e comodidades para se casar com ele.

Diógenes sentado no seu barril,site apostas netquadro do pintor francês Jean-Léon Gérôme (1860).

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Legenda da foto, Diógenes sentado no seu barril,site apostas netquadro do pintor francês Jean-Léon Gérôme (1860)

"O matrimônio é mencionado nas fontes e é chamadosite apostas net'casamentosite apostas netcães'", prossegue Gardella. "O cão é um símbolo muito importante para o cinismo porque os cínicos se propunham a viver como cães."

"Cínico",site apostas netgrego, significa "canino", que se comporta como um cão.

"A ideia era viver com simplicidade, com o mínimo possível,site apostas netforma independente, libertar-se do material, voltar para a natureza, sem ter vergonha", explica a professora. "Um dos principais objetivos dos cínicos era questionar as normas e valores socioculturais que nos tornam escravos."

Essa independência não se referia apenas ao material, mas aos desejos, como o desejo da honra,site apostas netocupar cargos políticos esite apostas netter prestígio.

Diferentementesite apostas netmuitas mulheres dasite apostas netépoca, Hipárquia não ficou dentrosite apostas netcasa. Ela se dedicou a viver como cínica.

"As mulheres na Grécia costumavam se vestir com uma túnica e um manto, o que deixava entrever muito pouco do corpo", segundo Gardella.

"Mas Hipárquia usava o mesmo que todos os cínicos, apenas um manto duplo, sem túnica. Ela ficava seminua, como Crates, o que era muito escandaloso."

Gravura com mulheressite apostas netAtenas

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Legenda da foto, Hipárquia viveu como filósofa cínica, rompendo com o papel tradicional e a formasite apostas netvestir das mulheres gregas. Para os cínicos, as mulheres eram iguais aos homens

Em uma ocasião, Hipárquia entrousite apostas netum banquete, um espaço tradicionalmente destinado à socialização dos homens. Embora houvesse mulheres no local, elas se dedicavam à dança e à música.

Nessa reunião, Hipárquia teve uma discussão com o filósofo cirenaico Teodoro, o Ateu (340 a.C. - 250 a.C.). Ela apresentou a ele um sofisma, como conta o historiador Diógenes Laércio:

"O que não puder ser considerado 'práticasite apostas netinjustiça', quando feito por Teodoro, também não seria chamadosite apostas net'práticasite apostas netinjustiça', se o fizesse Hipárquia. Quando Teodoro batesite apostas netsi próprio, não comete uma injustiça; então, Hipárquia também não cometerá injustiça se batersite apostas netTeodoro."

O filósofo não respondeu. Ele preferiu levantar o manto e revelar seu corpo nu, o que não a perturbou.

"Esta é 'a que deixou a lançadeira junto ao tear'?", perguntou Teodoro,site apostas netreferência ao papel tradicionalsite apostas nettecer, exercido por muitas mulheres.

"Sou eu, Teodoro", respondeu Hipárquia. "Você acha que tomei uma decisão errada ao usar para minha educação o tempo que iria perder no tear?"

Ilustraçãosite apostas netAtenas

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Legenda da foto, Na Grécia Antiga, as mulheres eram livres, mas não tinham cidadania. Elas eram proibidassite apostas netparticipar da política, nem tinham o mesmo acesso à educação que os homens

Gardella defende que este testemunho é importante porque "é a primeira reivindicação pela educação das mulheres na bocasite apostas netHipárquia: não vou perder meu tempo tecendo, não fiz malsite apostas netabandonar o tear, vou me dedicar à minha educação."

Hipárquia escreveu várias obras, mas só chegaram até nós os títulos, como Hipóteses Filosóficas e Perguntas para Teodoro.

Ela viveu no período helenístico, quando as mulheres tinham mais acesso à educação. Por isso, não estranha que ela soubesse escrever, segundo a professora.

"Diógenes elogia a grande cultura filosófica e a elegânciasite apostas netraciocíniosite apostas netHipárquia, comparando-a a Platão", destacam Giuliosite apostas netMartino e Marina Bruzzese, no livro Las Filósofas: Las Mujeres Protagonistas en la Historia del Pensamiento ("As filósofas: as mulheres protagonistas na história do pensamento",site apostas nettradução livre).

Aretê e o hedonismo

Também no século 4 a.C., encontramos uma filósofa chamada Aretê, filhasite apostas netAristiposite apostas netCirene (435 a.C. - 356 a.C.), discípulo diretosite apostas netSócrates e fundador da escola cirenaica.

"Trata-sesite apostas netuma escola hedonista que defende que o propósito da ação não é alcançar a felicidade, como propunham muitos filósofos gregos, mas conseguir o prazer", explica Mariana Gardella.

"Existem testemunhossite apostas netque Aretê assumiu a escola fundada pelo pai, escreveu uma grande quantidadesite apostas netobras e foi professorasite apostas netmuitos discípulos."

Bustosite apostas netuma mulher grega

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Legenda da foto, Os textos das filósofas gregas quase não chegaram até nós, mas asite apostas netinfluência é retratada por alguns dos maiores filósofos da história (imagem genérica)

"Aretê desempenha um papel muito importante na transmissão das doutrinas cirenaicassite apostas netgeraçãosite apostas netgeração", destaca a professora, "mas não temos nenhum testemunho que transcreva palavras que ela tenha dito, nem trechos dos seus tratados."

Os cirenaicos acreditavam que nossas ações precisam levar a conseguir o prazer e evitar a dor.

"Mas não se tratasite apostas netsatisfazer qualquer tiposite apostas netprazer, nemsite apostas netir atrássite apostas netqualquer prazer, mas, sim, poder fazê-lo com certa medida, para que essa busca não nos destrua", segundo Gardella.

"Aretê tinha legitimidade entre os cirenaicos e era reconhecida por todos, não só por ser filha e discípulasite apostas netAristipo, mas por ser líder da escola e professorasite apostas netoutros cirenaicos."

"E um dado curioso é que não existem testemunhossite apostas netoutras mulheres cirenaicas. Aretê é a única filósofa cirenaicasite apostas netque temos conhecimento."